INSTALAÇÕES

 

 

As instalações do Laboratório Central encontram-se capacitadas para responder às necessidades de análise com a mais recente tecnologia nacional e internacional laboratorial e organizadas em quatro departamentos, cada um deles dirigido a uma fase de trabalho que se realiza no mesmo.

INSTALAÇÕES

1. Departamento de Colheita de Amostras

Os carros de colheita de amostras estão equipados de modo a garantir as condições adequadas para transporte de amostras recolhidas em assepsia.
No momento da colheita os nossos técnicos qualificados atribuem um código de barras único que acompanha a amostra durante todo o seu processo pelo laboratório.

2. Departamento de Recepção e Validação de Amostras

As amostras recolhidas são posteriormente validadas antes da sua entrada no laboratório.
Consoante as suas características as amostras são guardadas á temperatura adequada.
Realiza-se uma verificação aos dados de para garantir a conformidade dos mesmos.

3. Laboratório Microbiologia

O laboratório de microbiologia está vocacionado sobretudo para o controlo de qualidade no sector alimentar e para a análise de águas.
Tem a capacidade de analisar os patógenos e indicadores alimentares mais comuns (Salmonella spp., S.aureus, E.coli, etc.). Não só analisamos os alimentos para avaliar se estão ou não próprios para consumo, mas também podemos realizar todos os testes necessários antes de colocar um novo produto no mercado.
No caso das águas analisamos todos os parâmetros microbiológicos aplicadas à água de consumo humano. Pela análise de água ser um assunto tão importante decidimos no ultimo ano dar prioridade às técnicas que usamos e como tal implementamos recentemente o sistema ´lert da IDEXX®, um sistema mais fiável e automatizado.
Tanto a análise de todas as águas que partilham o mesmo espaço com alimentos (águas de processo), como as análises de superfícies e as análises de alimentos são ferramentas indispensáveis na garantia da qualidade alimentar.

4. Laboratório de Análises Físico-Químicas

No departamento de análises físico-químicas do Laboratório Central são realizados análises de águas, solos e alimentos.
Actualmente o laboratório tem capacidade de analisar inúmeros parâmetros analíticos de águas (pH, dureza, metais, etc.) que nos permitem caracterizar a qualidade das águas para consumo humano, de piscinas, para agricultura etc.
No âmbito da análise de Solos os resultados obtidos permitem-nos caracterizar os nutrientes dos solos (pH, Na, Ca, etc.) e sempre que solicitados elaborar relatórios de agro-consultoria com recomendações de fertilização adequados a cada tipo de solo e região agrícola. Este é um serviço de apoio essencial aos agricultores angolanos.
No que concerne a alimentação, destacam-se algumas análises essenciais de alimentos (gordura, teor de fibras, hidratos de carbono, etc.) que nos permitem caracterizar o valor nutricional dos alimentos. Outros parâmetros analíticos são também calculados como forma de monitorização da qualidade e segurança alimentar dos alimentos (ex: cálcio, mercúrio, etc.).

Gestão da Qualidade

logo-ISO9001

Com a pretensão de ser um laboratório de referência, o Laboratório Central do MINAGRI conta com um Sistema Integrado de Gestão da Qualidade baseado em 5 pilares básicos:

  • Certificação ISO 9001:2008. (nº certificado: ES058024-1)
  • MasterLab: O nosso Sistema de Gestão Integral
  • Acreditação ISO 17025:2005 (em processo de acreditação)
  • Registro no IANORQ. (nº registro PFNA/CR/015/13)
  • Equipa técnica altamente qualificada

Laboratório Central

Trabalhamos para garantir a Segurança Alimentar dos alimentos consumidos em Angola.

Contactos

  info (@) laboratoriocentral.org
  +244 922 791 567
  Av. Deolinda Rodrigues- Estrada de Catete, Km 6
  Luanda - Angola

Redes Sociais